Tratamento de Resíduos

Definição

Desenvolvimentos tecnologia inovadora, de base natural, para a compostagem rápida dos resíduos até 7 dias, tempo inferior a qualquer método convencional.

O processo para tratamento de resíduos orgânicos divide-se em fases sequenciadas:

PRIMEIRA FASE: Tratamento e Conforto

Os resíduos orgânicos são pesados e é adicionada a primeira enzima (biopolímero) com a função desodorizante e secante, em que elimina cheiro e chorume.

SEGUNDA FASE: Bio-Otimização

São adicionadas enzimas complexantes em proporções ajustadas que irá acelerar o processo de compostagem.
O processo de compostagem na natureza pode levar 6 meses para acontecer. Com a intervenção humana, através de controle de umidade, movimentação do resíduo e outros processos, esse resíduo se transforma em insumo no período de 3 a 4 meses.

A Bioideias propõe uma solução com tecnologia compacta, flexível, eficiente e limpa, que transforma o resíduo orgânico (restos que foram gerados de alimentos, a exemplo de cozinhas industriais e domésticas, aparas e podas), em um fertilizante riquíssimo. Tudo isso de forma rápida, sem geração de vetores e sem mau cheiro. Através do processo de bio-otimização do resíduo, de forma 100% natural. O resíduo é descaracterizado em 15 minutos através de um processo onde são adicionadas enzimas de tratabilidade e ignição, controlando a umidade, odor, patógena e geração de chorume.

Inovação para a política de destinação de resíduos sólidos de empresas, a Bioideias cumpre uma grande etapa na evolução dos processos de responsabilidade socioambiental, tão necessária às empresas que desejam ganhar espaço no mercado mundial.

Além disso, dentro das cidades a solução pode além de acabar com o problema gerado pelo resíduo criar alternativas para hortas e telhados verdes que indiretamente diminuem o consumo de ar condicionado e transforma uma área antes inutilizada como fonte de renda ou de algum projeto social, como hoje acontece no Case de Sucesso desenvolvido no Shopping Eldorado – SP.

Mais valorização dos resíduos inorgânicos:

A completa gestão dos resíduos (orgânicos e inorgânicos) favoreceram a valorização dos inorgânicos, uma vez considerada a redução da contaminação destes com os resíduos orgânicos, o que facilita sua reciclagem ou mesmo a comercialização para tal efeito.

A diminuição do vetores:

Os resíduos orgânicos são os principais causadores de vetores, como mau cheiro, ambiente propício para seres vivos nocivos e condições de insalubridade à sociedade, como enchentes, e quando disposto em aterros sanitários gera chorume e gases. Sua gestão faz-se necessária de modo que a solução foi proveniente da biotecnologia aliada à compostagem, capazes de tratar os resíduos de maneira limpa, sem geração de vetores e ainda transformá-los em fonte de material orgânico balanceado segundo os padrões do MAPA Ministério da Agricultura, podendo ser reutilizado na agricultura (plantios, jardins) e na recuperação de áreas degradadas.


Resíduos que geram valor:

A correta gestão de resíduos foi capaz de gerar valor econômico à instituição, de modo a transformar a cadeia produtiva econômica de linear para cíclica. Os resíduos antes descartados agora são reaproveitados e retomam valor na economia.

Valorização imobiliária:

As ações como a formulação de um “telhado verde” no layout da área para a implantação da gestão de resíduos (desde sua conscientização de coleta, triagem, até sua destinação), garantem um ambiente local mais limpo e livre de vetores, aumentando a valorização do local e do imóvel.

Valorização da imagem organizacional:

Atributos intangíveis que condicionam a reflexão das pessoas sobre a organização, e não apenas de seus produtos e serviços, são parte integrante para a construção de uma imagem organizacional. A gestão de resíduos entrou no campo da responsabilidade ética da organização, auxiliou na geração de valor positivo na imagem organizacional e de uma construção do marketing holístico na organização.

Alguns Resultados:
• Dentre outros retornos gerados para a instituição, podemos destacar:
• Redução do volume destinado a aterros sanitários;
• Despoluição dos cursos pluviais pela não geração do chorume;
• Visibilidade das ações do shopping através da mídia nacional e internacional;
• Conscientização ambiental;
• Inclusão social.

Dentre outros fatores nossa solução é viável financeira e economicamente, devido ao pequeno tempo de logística para a transformação do resíduo, que é processado integralmente nas dependências da empresa em um sistema de ciclo fechado.



Cases

Shopping Boulevard Rio - RJ - Brasil

Ver case


Shopping Eldorado - SP - Brasil

Ver case


Shopping Nova América - RJ - Brasil

Ver case