Pesquisadores desenvolvem madeira transparente


Postado em 06 de Maio de 2016




Pesquisadores da universidade sueca KTH Real Instituto of Technology desenvolveram um novo material transparente derivado (acredite) da "madeira" que poderia, um dia, ser empregado em casas e apartamentos para trazer mais luz natural aos moradores e reduzir o uso de iluminação artificial.

A alternativa transparente foi desenvolvida a partir da remoção química da lignina (palavra proveniente do latim lignum ou madeira), um polímero que bloqueia a entrada de luz na madeira. Com a adição de acrílico, eles obtiveram uma madeira híbrida muito mais transparente. Só uma leve turvação permanece devido às fibras naturais.

Lars Berglund, pesquisador da KTH, diz que o novo material tem potencial para ser usado

Leia mais


Política do governo alemão permite a expansão de fontes renováveis


Postado em 29 de Abril de 2016




A palavra que resume a revolução energética da Alemanha é “energiewende”. A expressão significa, em português, “virada energética” e surgiu na década de 1980, na esteira da crise do petróleo, do movimento anti-nuclear e do acidente de Chernobyl. Mas foi após o acidente nuclear de Fukushima, em 2011, que o termo ganhou nova força.

A maioria dos alemães se manifestou contra a manutenção das usinas nucleares. Por isso, o governo de Angela Merkel tirou da gaveta o antigo projeto que determinava o desligamento gradual de todas as 17 usinas atômicas do país. Uma decisão difícil, pois 23% da energia do país mais rico e populoso da Europa vinham justamente da nuclear. A partir de então, a população encarou

Leia mais


Amazônia Legal estará toda mapeada até 2017, informa órgão


Postado em 14 de Abril de 2016




O projeto de mapeamento da Amazônia Legal está em andamento e deve ser concluído até 2017, segundo o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), que coordena as operações. Cerca de 55 mil quilômetros quadrados (km²) de hidrovias navegáveis e 1,2 milhão de km² terrestres já foram cartografados.

O Projeto Cartografia da Amazônia foi lançado em 2008 e visa a atualizar e concluir as cartografias terrestre, geológica e náutica dos 35% da Região da Amazônia sem informações na escala de 1:100.000, que são mais detalhadas. Dos 5,2 milhões de km² da Amazônia Legal, 1,8 milhão de km² não tinham informações cartográficas nessa escala.

Mais importante que a base

Leia mais


Bioideias no programa Como Será?


Postado em 03 de Novembro de 2015






Leia mais


Brazil Shopping Center Recycles Food Court Waste into Rooftop Garden


Postado em 03 de Novembro de 2015






Leia mais


Biotecnologia para Tratamento de Efluentes, protegida no Brasil e Exterior.


Postado em 03 de Novembro de 2015






Leia mais