Shopping planta horta no teto utilizando sobras dos alimentos


Objetivo do projeto é conseguir zerar a produção dos resíduos em cinco anos

 

O Shopping Eldorado, na zona oeste de São Paulo, transformou o teto do seu edifício em uma horta com os resíduos da praça de alimentação. Por dia, cerca de seis mil pessoas almoçam no local e descartam, aproximadamente, 400 quilos de comida.

 

 

Divulgação

Eldorado plantou horta com restos de alimentos

Para reduzir a produção de lixo, o shopping iniciou a construção da horta com resíduos dos alimentos em fevereiro de 2012. Os restos são levados para um contêiner que sobe um elevador até a unidade de reciclagem. O lixo orgânico é misturado com serragem, pois os restos de madeira ajudam a tirar umidade e dar balanço ao composto. Além de evitar que a comida apodreça e atraia bichos.

Depois, uma mistura de bactérias que comem resíduos orgânicos é inserida no composto para acelerar o processo. Essas enzimas são produzidas por pesquisadores da Universidade Federal de Uberaba, Minas Gerais. O material é levado para uma batoneira e é misturado por seis horas.

O composto – que ganhou uma tonalidade marrom, mas não é mal-cheiroso – é levado para o teto do edíficio. Com o calor, chega até os 70º graus, temperatura necessária para esterilização.

Após 30 dias recebendo chuva, vento e sol, os restos de comida viram terra. Hoje o local produz tomates, abóboras, jilós, manjericão, hortelâ, erva cidreira e outras plantas medicinais. Elas serão utilizadas pelos funcionários do local. A área da horta possui 9.500 metros quadrados de telhado, em plena avenida Rebouças.

Com informações da Rede Brasil Atual.

 

 

 

Ver matéria: https://catracalivre.com.br/sp/sustentavel/indicacao/shopping-planta-horta-no-teto-utilizando-sobras-dos-alimentos/